Ressignificar a presença africana no Brasil, reconstruir seu imaginário e celebrar as conquistas atu

parrafo451:

Uma entrevista com o escritor João Pedro Canda organizador do I Encontro Internacional com Escritores Africanos

Por Michelle Medrado

No dia 5 de agosto de 2018, no Centro Cultural Olido, em São Paulo, ocorrerá o primeiro Encontro Internacional com Escritores Africanos, no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Literafrica Brasil - conhecer a África através da Literatura, em parceria com a TM Editora, a Secretária de Cultura da Prefeitura de São Paulo e com o apoio do Centro Cultural Olido e outras instituições, reunirá escritores de Angola: Amélia Dalomba, Isidro Sanene e Marta Santos; Cabo Verde: Moustafa Assem, Camarões: Alexandrine Biyouha; Congo: Prosper Dinganga; Moçambique: Marcial Macome; Nigéria: Sunday Nkeechi e Otunba Adekunle Ademonmu.


Michelle Medrado: Quais foram as motivações para organizar o Encontro Internacional com Escritores Africanos - 2018 em São Paulo ?


João Pedro Canda: Esta iniciativa cultural é o resultado da querência em ressignificar a presença africana no Brasil, reconstruir seu imaginário e celebrar as conquistas atuais pelos afrodescendentes. Com o projeto Literafrica Brasil 2018, nossa motivação é materializar no cenário literário e trazendo a tona a necessidade de celebrar e conhecer África por meio da cultura literária, num contato direto com os agentes culturais, os escritores africanos, que, por meio da literatura, fazem abordagens sobre os africanos, suas relações sociais, a vida quotidiana, anseios, lutas, realidades vividas contadas na primeira pessoa.


Michelle Medrado: Como trabalhou na curadoria e na escolha dos escritores que estarão presentes?


João Pedro Canda: Procuramos nessa primeira experiência trabalhar com escritores dos países africanos de expressão portuguesa, selecionando alguns escritores de países como Nigéria e Camarões que falam a língua portuguesa, sem deixar de considerar o trabalho que fazem dentro da mesma visão que norteou a criação do Projeto Literafrica. Temos como objetivo tornar a literatura africana uma referência a nível local e internacional; ambicionamos incentivar e divulgar os autores de todos os gêneros literários e levá-los além-fronteiras, dando assim a conhecer nossa história e cultura.


Vale salientar que já confirmaram presença participantes de diversas partes do Brasil e do mundo: Angola, Argentina, Chile, Estados Unidos e Moçambique. Para Canda isso “reflete o envolvimento e importância do evento, que será palco de um encontro interessante e único, reunindo o maior número de escritores africanos num mesmo espaço de intercâmbio.”


Fonte: http://blog.parrafomagazine.com/post/175961208837/ressignificar-a-presença-africana-no-brasil

91 visualizações
Sengola - Lina Alexandre (Angola)
00:00 / 00:00

© 2020 Criado pelo Literáfrica. Termos de Uso | Política de Privacidade