© 2019 Criado pelo Literafrica. Termos de Uso | Política de Privacidade

Literáfrica  é uma iniciativa do escritor, produtor cultural, palestrante e consultor editorial, o angolano João Canda, visando contribuir na promoção da cultura africana no Brasil através da literatura e outras manifestações culturais - uma necessidade que o Brasil e o mundo vêm sentindo. 

Fazem parte desta iniciativa a realização de palestras, feiras, conferências, edição e lançamentos de livros de escritores africanos, espaços para diálogos sobre as questões raciais e valorização da cultura negra, incentivo à leitura de obras de escritores africanos e conhecimento de suas diversas culturas - dança, música, cinema e teatro - sob um olhar filósofico, agenciando artistas e palestrantes africanos. 

 

Sendo a literatura africana o núcleo do Literáfrica, nosso propósito é facilitar o encontro entre o público, o universo de escritores africanos e as diversas atividades (Confira a lista de escritores africanos que já passaram pelas edições do Encontro Internacional com Escritores Africanos).

Contando com uma equipe de profissionais e parcerias comprometidos, o impacto de nossas ações tem sido considerável e vem despertando interesses por parte do Brasil e de muitos países africanos.

 

Nosso compromisso é, em especial, com as escolas e Universidades. Temos levado o projeto a essas instituições sob o  lema: Literatura Africana, Educação e Intercâmbio Cultural.

O Continente é uma referência mundial antropológica e cultural. África tem uma longa e antiga tradição de escrita - tradição que, felizmente, persiste até hoje. A história do mundo sempre esteve conectada com a sociedade africana.

 

Portanto, preservar a memória é umas das formas de reafirmar o papel do continente e fortificar os laços entre o Brasil e o berço da humanidade. Esse laço pode ser sentido nas mais diversas manifestações culturais do povo brasileiro, não só na literatura mas também na religião, culinária, música, dança, moda e costumes. A África está presente no dia a dia e sempre teve grande influência na base cultural do povo brasileiro. Por isso, essa é  uma das linhas orientadoras da idealização e realização do Encontro Internacional com Escritores Africanos, que já é o maior evento internacional de literatura Africana realizado no Brasil, reunindo vários escritores Africanos.

Literáfrica, quebrar barreiras e construir pontes!

NOSSOS PARCEIROS:

Prefeitura de São Paulo - Cultura

Centro Cultural Olido

Associação Angolana Palanca Negra

Centro de Referências da Dança da Cidade de São Paulo - CRD

Centro de Culturas Negras Jabaquara 

``Temos como objetivo tornar a literatura africana uma referência local e internacional; ambicionamos incentivar e divulgar os autores, em todos os gêneros literários. levando-os além-fronteiras, dando ao leitor a oportunidade de conhecer nossa história e cultura´´.

Nossa Missão

Fortalecer os laços entre Brasil e o Continente Africano através: da solidariedade, da ética, da esperança, do talento, do respeito, do intercâmbio para a valorização, elevação da autoestima, além de manter vivas as tradições culturais afrodescendentes.

 

Nossa Visão

Contribuir no processo da desconstrução de representações negativas quanto à África, para isso fazendo uso, em especial, da Literatura 

e outras manifestações culturais.

Seja um membro do Clube de Literatura Africana 

Literáfrica 

Obrigado pelo seu interesse no projeto.

Email: literafrica@literafrica.com

Telefone: (11) 3853.9405

Whatsapp: (11) 3853.9405